• Emanoel Lourenço (O Perfil Explica)

As armadilhas do autoconhecimento

Sim o autoconhecimento, tão comentado e sendo a fonte para o "sucesso" pode te colocar em uma grande armadilha: não realizações, comparações, e o resultado será de frustrações. Calma durante este artigo iremos discorrer sobre como você pode dar o primeiro passo para que a sua jornada do autoconhecimento possa te levar realmente para resultados nunca antes experimentados pelos seres corajosos que se desafiam, vem com a gente e seja bem vindo (a).

Durante anos sou um estudioso do comportamento humano, mas nada melhor que ser um exemplo vivo, sim vivo, mesmo depois de muitas experiências de autoconhecimento, e é isso que iremos lhe mostrar. Antes de você sair comprando livros com títulos um pouco bizarros, com palavrões, os 7 passos para isso ou aquilo dentre outros e infinitos, lhe proponho a fazer uma viagem interior, saber de onde será o seu ponto de partida e quais serão suas possíveis reações em situações normais e o mais importante em situações de estresse.

Iremos discorrer em cada artigo postado, como o ser humano pode obter resultados positivos e assim crescer cada dia mais através da Consciência Comportamental, e da Analise de Perfil Comportamental. Iremos lhe apresentar quais são os seus possíveis pontos de partida, quais são seus pontos fortes que podem ser e devem ser transformados em talentos, quais seus pontos cegos que o pode boicotar, e quais são seus pontos de melhoria que podem estar te impedido de ter a tão sonhada vida de sucesso que os treinamentos, livros, mentorias te prometem e quando você os terminam não sabem por onde iniciar, ou se inicia a empolgação dura muito pouco.

Pra quem são estes artigos?

São para todos àqueles que pretendem conhecer o seu ponto de partida comportamental, seja para os negócios, vida acadêmica, vida pessoal e equipes, e assim evitar percorrer trilhas de fracasso e quando elas aparecerem saber utilizar o que melhor tem em si para passar de forma rápida por tal situação. Se conhecer é muito importante, mas saber de onde partir é essencial.

Nos acompanhe que nos próximo artigo falaremos sobre: CONCIÊNCIA COMPORTAMENTAL: o que é, quais são os tipos e como eu posso a utilizar em benefício do meu progresso e das pessoas que fazem parte da minha equipe ou família. Nos veremos no próximo artigo.


Nossa eu já estava me esquecendo de te dar uma tarefa, vamos lá:

Quero que você pegue um papel e anote sem nenhum melindre, quais são os obstáculos que na sua concepção possam estar te impedindo de alcançar aquilo que você definiu como meta para este ano (espero que tenha definido). Anote e aguarde o próximo artigo.


Um forte abraço,



Emanoel Lourenço - Analista Comportamental Resolutivo