top of page

O clássico livro ‘1984’ foi inspiração para o BBB

O Big Brother é um reality que faz parte da vida de muitas pessoas há muitos anos. A edição Brasileira do programa, vem sendo exibida há anos nas telinhas de milhões de pessoas. Com picos de audiência gigantescos, não podemos negar que esse ano, a edição está dando o que falar e trazendo várias questões importantes de um jeito diferente. Mas de onde surgiu a ideia desse reality?

O livro 1984, escrito pelo jornalista britânico George Orwell e publicado em 1949, nasceu destinado à polêmica. Foi traduzido em 65 línguas, virou filme, minissérie e até opera. Em 1999, o livro inspirou também reality show, como o Big Brother. Para você entender um pouco melhor a inspiração por trás do programa, vamos contar um pouco da história do livro.

A história se passa em Londres. Tudo gira em torno do Grande Irmão, o Big Brother. Ele é o líder máximo e assumiu o poder depois de uma guerra de escala global (análoga à Segunda Guerra) que eliminou as nações e criou três grandes estados transcontinentais totalitários, a Oceania reúne a ex-Inglaterra, as ex-Américas, ex-Austrália e Nova Zelândia e parte da África. É um mundo sombrio e opressivo.

Cartazes espalhados pelas ruas mostram a figura da autoridade suprema e o slogan: “O Grande Irmão está de olho em você”. E está mesmo, literalmente, graças às “teletelas”. Espalhadas em lugar públicos e nos cantos mais íntimos dos lares, elas são uma espécie de televisor capaz de monitorar, gravar e espionar a população, como um espelho duplo.

O protagonista, Winston Smith, tem como função falsificar registros históricos, moldando o passado à luz dos interesses do presente tirânico. A opressão era física e mental. A Polícia das Ideias atuava como uma patrulha do pensamento. Relações amorosas estavam entre as muitas proibições. Nesse cenário de submissão onde não há mais leis, mas sim inúmeras regras determinadas pelo Partido, ninguém nunca viu o Grande Irmão em pessoa. Uma sacada genial do autor: o tirano mais amedrontador é também aquele mais abstrato.

Mesmo 72 anos depois de sua publicação, “1984” continua sendo uma leitura atual, precisa e afiada. Mais atual ainda quando pensamos que todos os anos há uma tentativa de reproduzir a sociedade descrita no livro em vários países, todos sob os olhos vigilantes do “Big Brother”.

O criador do Big Brother, John de Mol, nega de pés juntos a inspiração, mas há outras associações possíveis além do nome do programa. A origem do título 1984 é controversa.

E você? Já leu esse livro? E o que acha da semelhança entre o livro e o reality? Pode ter sido mesmo uma inspiração?

 
bottom of page